Central de notícias

Vigilância Epidemiológica de Caieiras realiza o "Fumacê" contra o mosquito da dengue

Publicado em 05/03/18 10:16 AM

Com o intuito de intensificar as ações de combate à dengue e realizar o controle de mosquito adultos da espécie Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela urbana, a Secretaria da Saúde de Caieiras, por meio da Vigilância Epidemiológica, vem realizando, desde o início da semana passada, diariamente, o “fumacê”, que é um composto formado por óleo mineral e inseticida que atua contra o Aedes aegypti.

A Unidade de Controle da Dengue, veículo que realiza a dispersão do “fumacê”, circula sempre no início da manhã pois, nesse período a incidência do vento é menor, o que faz com que o "fumacê" tenha mais eficiência, pois não perde força com o vento.  "É importante que, se estiverem em casa quando o 'fumacê' passar, os moradores abram as portas e janelas, para que o composto aja dentro das residências", destacou a Secretaria da Saúde.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a Unidade de Controle da Dengue está passando por todos os bairros da cidade, mas é importante também que a população continue atenta e se proteja do mosquito, não deixando água parada e limpa exposta, pois esse é o ambiente em que o mosquito deposita seus ovos.

Ações muito simples ajudam bastante no combate ao mosquito: é importante não deixar água acumulada em nenhum tipo de recipiente. Mantenha a caixa d'água sempre limpa e fechada, pneus e garrafas vazios e com a boca para baixo e troque a água dos vasos de planta por areia.

Todos os direitos reservados à Portal Caieiras.