Central de notícias

Setembro amarelo: campanha faz alerta sobre a prevenção do suicídio

Publicado em 10/09/15 08:15 AM

CAPS de Caieiras desenvolve ações de acompanhamento e orientação

O dia 10 de setembro é lembrado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que integra a campanha "Setembro Amarelo", em que todos os trabalhadores da área da saúde mental se empenham no sentido de implantar instrumentos que facilitem o acesso ao tratamento adequado daquelas pessoas que possuem intenso sofrimento psíquico.

Segundo dados da OMS, o Brasil é o 8º país com mais suicídios no mundo, e o 4º em crescimento no número de suicídios da América Latina. Em 2012, foram 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres.

A estimativa da OMS é de que a cada 40 segundos uma pessoa cometa suicídio, que passou a ser tratado como problema de saúde pública pela OMS desde 1990. O caso, tratado na esfera da saúde mental, é o desfecho de um processo de sofrimento que a pessoa não teve estrutura para suportar.

"O suicídio é um assunto que deve ser tratado pela sociedade, pois na maioria dos casos pode ser evitado", afirmou a coordenadora de saúde mental de Caieiras, Mônica Prando, que explicou que estão sendo realizadas orientações e a discussões sobre o Setembro Amarelo nos grupos e oficinas realizados no CAPS, com o intuito de conscientizar os pacientes sobre a importância da valorização da vida.

O CAPS de Caieiras funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas, na rua Rua Guadalajara, nº. 204, no Centro, e não atende emergências psiquiátricas. Nesses casos, deve-se procurar uma unidade de pronto-atendimento.

Via: Prefeitura Municipal de Caieiras

Todos os direitos reservados à Portal Caieiras.