Central de notícias

Secretaria da Saúde de Caieiras realiza "Dia D" da Campanha de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite

Publicado em 09/08/18 11:15 AM

Aconteceu nesse sábado (4), o primeiro “Dia D” da campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite para crianças de 1 a 5 anos incompletos. A ação foi realizada no CIAS e nas Unidades Básicas de Saúde da Laranjeiras, do Jardim Nova Era, do Jardim Vera Tereza e da Vila Rosina.

O próximo “Dia D” será no dia 18 de agosto, também sábado, nos mesmos locais, das 8h às 17h. Nessa data serão vacinadas apenas crianças de 1 a 5 anos incompletos. Conforme calendário vacinal estipulado pelo governo do Estado de São Paulo, as pessoas maiores de 5 anos que não possuem registro na carteira de vacinação serão atendidas de segunda a sexta-feira, nas salas de vacinas da unidade do CIAS, UBS Laranjeiras, Vera Tereza das 7h30min às 18h, Nova Era em dias ímpares das 7h30min às 18h e na Vila Rosina em dias pares das 7h30min às 17h.

A Poliomielite se trata de uma doença que não tem cura e pode ser facilmente evitada através da vacinação. É causada por um vírus (poliovírus) que afeta diretamente o sistema nervoso e uma de suas sequelas é a paralisia, principalmente nos membros inferiores. É preciso ficar em alerta, já que é uma doença facilmente transmitida através da água, alimentos contaminados ou contato com pessoa infectada que por sua vez não apresentam sintomas.

Já o Sarampo apresenta sintomas bem marcantes e próprios, que incluem: irritação na pele com manchas vermelhas, olhos inflamados, tosse, coriza, dor de garganta e febre. Da mesma forma que a Poliomielite, se trata de um vírus e pode ser evitado pela vacinação. A doença é transmitida pelas vias respiratórias, uma vez que o infectado tussa ou espirre, as gotículas espalhadas pelo ar ficam infectadas, podendo contaminar outras pessoas.

A Prefeitura Municipal oferece as vacinas de forma gratuita proporcionando um atendimento mais amplo a população. Qualquer dúvida entre em contato com a UBS mais próxima de sua residência.

Todos os direitos reservados à Portal Caieiras.