Central de notícias

Prefeito Gersinho Romero promove em Caieiras a campanha "Agosto Dourado"

Publicado em 14/08/19 08:45 AM

O prefeito Gersinho Romero, por meio da Secretaria da Saúde, promove em Caieiras o "Agosto Dourado", mês dedicado a intensificação de campanhas em prol da amamentação. Por conta disso, as UBS (Unidade Básica de Atendimento) realizarão orientações e grupos para abordar o assunto e enfatizar a importância para o crescimento e desenvolvimento infantil e a criação mãe/filho.

Em agosto, também será promovido a implantação da "Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil", que tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica, com o intuito de reforçar e incentivar a promoção da amamentação e da alimentação saudável para as crianças menores de dois anos.

Essa iniciativa é resultado da integração de duas ações importantes do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação é a principal forma de fornecer os nutrientes necessários ao bebê, principalmente nos primeiros seis meses de vida, o leite materno também fornece anticorpos fundamentais para as crianças.

Para a mulher, amamentar também traz benefícios, pois o sangramento pós-parto diminui, assim, as chances de desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto do coração são menores, além de correr menos risco de morte por artrite reumatoide. É necessário ressaltar que a amamentação não deve doer nem machucar. Caso houver dores, é importante procurar ajuda em uma Unidade Básica de Saúde.

As mulheres que não podem ou conseguem amamentar, podem conseguir o leite materno nos Bancos de Leite Humano, que são mantidos pelas doações de outras mulheres.

Todos os direitos reservados Portal Caieiras.