Central de notícias

Campanha de castração de cães e gatos em Caieiras chega a marca de 5 mil procedimentos

Publicado em 02/12/15 02:50 PM

Prefeito Hamamoto e vice Gersinho Romero criaram a campanha em 2012

Nesta quarta-feira (2), a gestão doprefeito de Caieiras, Dr. Roberto Hamamoto, e do vice Gersinho Romero chegouamais uma impressionante marca: cinco mil castrações gratuitas realizadas soboâmbito da campanha criada por eles em 2012.

Desde então, a Unidade móvel decastração, onde os procedimentos são realizados, já passou pelos bairros deLaranjeiras, Jardim dos Eucaliptos, Jardim Marcelino, Vila Rosina, Centro eJardim Vera Tereza, realizando cerca de 1400 cirurgias por ano.

O ônibus de castração tem trêscompartimentos, que correspondem às três áreas da cirurgia: o pré-operatório, ocirúrgico e o pós-operatório. Todos eles possuem estruturas essenciais para aoperação, como pias, mesas cirúrgicas e autoclave, equipamento utilizado para aesterilização do instrumental.

De acordo com o prefeito, Dr. RobertoHamamoto, a campanha foi criada com o intuito de reduzir o número de animais emsituação de abandono. "Fomos o primeiro município da região a tomar essaatitude porque, acima de tudo, se trata de uma questão de saúde pública. Muitaspessoas, por determinados motivos, podem não ter condições de manter seusanimais e acabam abandonando-os. Uma vez na rua, eles se tornam potenciaishospedeiros de uma série de doenças", disse.

O vice-prefeito, GersinhoRomero,comemorou a marca de 5000 castrações e parabenizou toda a equipe daVigilância Sanitária pelo trabalho. "Essa é uma importante marca que noscoloca em destaque em relação a outros municípios do Brasil", afirmou.

De acordo com os veterinários responsáveis pelo atendimento no Ônibus, acastração evita uma série de doenças, tanto no caso das fêmeas quanto nosmachos. As primeiras deixam de ter cio e, portanto, de atrair machos. Acastração evita o aparecimento de infecção urinária, elimina o risco degravidez indesejada e de tumores de mama.

Os machos, além de ficarem mais calmos, latem e uivam menos. O risco deque eles transmitam doenças também diminui.

Em 2014, a Prefeitura abriu aoscaieirenses a escolha do destino do ônibus, através de uma enquete no site (caieiras.sp.gov.br).Osprimeiros bairros a serem escolhidos por votação foram Laranjeiras e o Jardimdos Eucaliptos. Uma nova enquete foi aberta para escolha do destino do ônibusno primeiro semestre de 2016 e se encerra no mês de dezembro. Até o momento, oSítio Aparecida é o bairro com o maior número de votos.

Todos os direitos reservados à Portal Caieiras.