Central de notícias

Caieiras está entre as 50 cidades de pequeno porte mais desenvolvidas do Brasil

Publicado em 24/11/15 10:22 AM

Levantamento foi feito pela consultoria Urban Systems e divulgado pela Revista Exame

Um levantamento elaborado pela empresa de Consultoria Urban Systems e publicado na Revista Exame apontou Caieiras como uma das 50 cidades pequenas do Brasil com melhores índices de desenvolvimento econômico. De acordo com a metodologia da pesquisa, são consideradas cidades pequenas as que possuem entre 50 e 100 mil habitantes.

A Cidade dos Pinheirais ocupa o 43º lugar no ranking, que leva em consideração 13 indicadores socioeconômicos, como PIB per capita, expectativa de vida, balança comercial, taxa de analfabetismo, população e o crescimento dos empregos formais. Cada um desses critérios tem um peso de acordo com seu grau de importância e o total de pontos é 14. Caieiras teve nota 4.255, sendo que o município que teve a maior média foi Paulínia, no interior de São Paulo, com média 5.878.

"A Prefeitura tem criado uma série de estratégias para favorecer o desenvolvimento econômico, incentivando o empreendedorismo  e a geração de emprego e renda", afirmou o Poder Executivo. Um dos exemplos é o Núcleo de Formação e Capacitação Profissional Mário Meneguini, criado em parceria com a Melhoramentos CMPC e por onde já foram formadas mais de 2500 pessoas em cursos de vários setores.

A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico busca constantemente captar oportunidades de emprego e prover capacitação profissional para o caieirense. Em agosto, de acordo com dados do IBGE, fomos o 18º município que mais contratou em todo o Brasil.

Já na Casa do Empreendedor e no Banco do Povo, o cidadão que deseja abrir seu próprio negócio tem apoio e acesso a informações e conhecimentos muito importantes para o gerenciamento e a perenidade de seu empreendimento.

A análise da Urban Systems levou em consideração dados de 348 municípios com população entre 50.000 e 100.000 habitantes. Municípios desse porte, de acordo com a publicação, são responsáveis por 10% de tudo o que é produzido no país, além de concentrarem 11% das empresas e 12% da população.


Via: Prefeitura de Caieiras

Todos os direitos reservados à Portal Caieiras.