Central de notícias

Caieiras atinge meta de cura de casos de tuberculose e receberá prêmio

Publicado em 23/09/15 01:16 PM

Município será premiado no Fórum Estadual de Tuberculose 2015, que acontece no dia 24 de setembro

Por três anos consecutivos(2009,2010 e 2011) e agora pelo ano de 2014 o Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Estadual de Saúde, premiará Caieiras durante o Fórum Estadual de Tuberculose pelo fato de a cidade ter atingido a meta de curar pelo menos 85% dos novos casos de tuberculose.

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria e que é transmitida de pessoa para pessoa, ao falar,espirrar ou tossir, por exemplo. Na maior parte dos casos, os sintomas são tosse seca, cansaço, febre baixa, falta de apetite, fraqueza e, em estágio avançado,dificuldade para respirar, perda de grande quantidade de sangue e acúmulo depus na pleura, a membrana que reveste o pulmão.

O tratamento da tuberculose àbase de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A curada tuberculose leva seis meses, mas muitas vezes o paciente não recebe o devidoesclarecimento e acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono dotratamento da tuberculose em Caieiras, a Vigilância Epidemiológica realiza deperto esse acompanhamento, garantindo o sucesso do tratamento e o alto índicede cura.  O paciente é  acompanhado por equipes com médicos,enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados. 


Via: Prefeitura Municipal de Caieiras

Todos os direitos reservados à Portal Caieiras.