Central de notícias

Biblioteca do CEU das Artes conta com acervo de milhares de livros

Publicado em 25/10/19 03:05 PM

O acesso à leitura é essa um direito básico e indispensável para o desenvolvimento dos cidadãos, independente da idade. Você sabia que Caieiras possui uma biblioteca com 6 mil exemplares?

O CEU das Artes, no Jardim dos Eucaliptos, inaugurado pelo prefeito Gersinho e pelo vice Adriano Sopó no início da gestão, é equipado com uma biblioteca que abriga uma enorme variedade de títulos que atende os mais diversos públicos. A estrutura oferece à comunidade acesso ao livro e à leitura, por meio dos empréstimos das obras, com intuito de despertar o interesse pela leitura e pela cultura em geral.

De acordo com Sayuri Takano, mãe de duas filhas (uma de 11 anos e outra de 8 anos), ambas frequentadoras da biblioteca, “depois que as meninas iniciaram o processo de alfabetização eu procurei levá-las para espaços de cultura, onde há interação de leitura, e o CEU das Artes proporcionou esse acesso mais fácil e até hoje as meninas pegam livros semanalmente”, conta a.

Os impactos da biblioteca também são muito claros para Fabiana (33), mãe da Emanuelle, de 7 anos. “Eu vejo a evolução, de quando começamos a pegar os livros para agora. Eu tinha que ler para ela e agora ela lê sozinha, eu não preciso mais ajudá-la”.

Já Andreza Santos, mãe de Wellington, de 4 anos, e Daniel, de 1 ano, utiliza o próprio espaço do CEU para ler. “Eu gosto ler os livros aqui mesmo para eles, considero esse espaço muito importante para as crianças, mas também para toda a população. Essa rotina de vir toda semana e ler um livro, está ajudando diretamente no desenvolvimento das minhas crianças”, conta.

Fernanda Araujo, mãe da Juliana, de 14 anos e do Vinícius, de 9, opina que esse espaço é muito valioso. “Eu acho a leitura muito significante, principalmente para meu filho autista: por meio dos livros ele adquire mais conhecimento. Acho o espaço de extrema importância, e acredito que foi uma das melhores coisas que aconteceu aqui no Jardim dos Eucaliptos, agora a leitura faz parte da vida dos dois”, comenta.

O número de usuários da biblioteca vem crescendo e a intenção é que esse número aumente cada vez mais. De acordo com Celia Cordeiro, que atua na coordenação da biblioteca, para realizar o cadastro para ter acesso a esses livros, é fácil e rápido: basta levar uma foto 3x4, xerox do RG e comprovante de residência.

Celia ainda lembra que a biblioteca conta com livros em braille e um telecentro com audiolivros para pessoas com deficiência.

Todos os direitos reservados Portal Caieiras.